Quatro dragas apreendidas e onze autos de infração são o resultado da Operação Areia Movediça, de combate à extração irregular de areia, realizada nesta terça-feira pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente de Goiás (Semarh), em parceria com o Comando de Policiamento Ambiental da Polícia Militar. Ao todo, 26 equipes vistoriaram 26 dragas ao longo dos rios, ribeirões e córregos que cortam as os municípios de Nazário, Mairipotaba, Professor Jamil, Aragoiânia, Usina do Rochedo, Piracanjuba, Bela Vista, Senador Canedo e Goiânia.
As dragas multadas possuíam licença ambiental, mas estavam trabalhando em desacordo com o que rege o licenciamento. As multas para estas onze dragas atingiram R$ 130 mil. Já as outras quatro dragas apreendidas não possuíam licença para retirar areia de rios e córregos, e seus proprietários foram encaminhados às delegacias mais próximas para assinarem um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO).
Para a superintendente de Fiscalização da Semarh, Gabriela de Val Borges, o objetivo da Secretaria é investir na educação ambiental para que seja cada vez menos necessário aplicar multas e realizar apreensões. Ela destaca a parceria entre a Fiscalização e o Comando Ambiental, na qual a PM garante a segurança dos fiscais, que têm a prerrogativa de aplicar multas e realizar apreensões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário