Marcinha

Marcinha
CONSUMIR SEM CONSUMIR O MUNDO

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Operação Araguaia 2011 começa com recorde de apreensões



Adicionar legenda
 

Após anunciar o balanço da operação de fiscalização realizada no Rio Araguaia entre os dias 22 e 30 de junho, em ação conjunta com a Delegacia de Meio Ambiente e o Batalhão Ambiental, a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Goiás (Semarh), divulga o resultado dos primeiros três dias da Operação Araguaia 2011, em parceria com o Ibama.

Somente em Aruanã, as equipes de fiscalização da semarh apreenderam 150 quilos de pescado, e um jacaré foi apreendido pela equipe do Ibama. O interessante foi que os peixes apreendidos estavam em um restaurante da cidade. Em Santa Fé, foram apenas 10 quilos de pescado apreendidos. Por outro lado, a equipe da Semarh encontrou 100 quilos de peixe e um jacaré pescados irregularmente. Em Bandeirantes foram mais 30 quilos de pirarucu e outro jacaré. Em Rio Verdinho, nada foi apreendido.

O alto número de apreensões nos três primeiros dias oferece uma previsão de que a Operação Araguaia 2011 será a maior dos últimos dez anos, mas deixa claro que muitos moradores e turistas ainda não aprenderam a usufruir dos recursos que o rio oferece sem deixar de agredi-lo.

A Operação
A Operação Araguaia 2011 tem seu foco voltado às pessoas que praticam atividades de pesca e que transportam pescado dentro do Estado de Goiás. Todavia, também fiscaliza turistas e ribeirinhos que caçarem animais, desmatarem, construírem acampamentos irregulares, e que não proporcionarem uma destinação adequada de seus resíduos sólidos. Estabelecimentos comerciais também estão sendo fiscalizados quanto à origem do pescado vendido. A Operação Araguaia 2011 conta com cerca de 80 pessoas, entre fiscais, servidores que prestarão apoio e equipes de educação ambiental. As equipes de fiscalização são compostas por dois fiscais e cinco servidores de apoio técnico, e estarão dispostas em cinco postos permanentes - Rio Verdinho, Santa Fé, Bandeirantes, Aruanã e Rio Tesoura.

Vale lembrar que apenas os fiscais ambientais da Secretaria, além do Ibama, podem autuar os infratores do meio ambiente.

foto - Ibama texto do Semarh

Nenhum comentário: