Marcinha

Marcinha
CONSUMIR SEM CONSUMIR O MUNDO

terça-feira, 5 de julho de 2011

Semarh lança Operação Araguaia 2011

Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Semarh começam hoje as ações da Operação Araguaia 2011. De acordo com o secretário, Leonardo Vilela, essa Operação consiste em verificar se os ribeirinhos e turistas estão preservando o ambiente da região. “Nós queremos evitar que haja desmatamento, fogo, caça ilegal, pesca predatória e que o lixo tenha destinação correta”, diz.

O secretário ainda lembra que o trabalho não é apenas de fiscalização, mas também tem foco na educação ambiental. Ele ressalta a importância de equipes estarem em contato com visitantes e ribeirinhos explicando a importância do rio, dos recursos naturais, da flora e fauna e da biodiversidade riquíssima do cerrado.

Para a Operação, cerca de 80 pessoas, entre fiscais ambientais, servidores de apoio e equipes de educação ambiental da Semarh vão fazer o trabalho de fiscalização e educação ambiental. A superintendente de Fiscalização, Gabriela De Val Borges, explica que apenas os fiscais ambientais da Secretaria e do município, além do Ibama, podem autuar as infrações contra o meio ambiente. As equipes de fiscalização serão compostas por dois fiscais e cinco servidores de apoio técnico, que ficarão em cinco postos permanentes – Rio Verdinho (em Luiz Alves), Santa Fé (Jussara), Bandeirantes (distrito de Mozarlândia), Rio Tesoura (Mozarlândia) e Aruanã até o dia 31 de julho.

Legislação Ambiental
O Gerente de Combate à Degradação Ambiental da Semarh, Luciano Henrique de Moura, ressalta que a pesca não está proibida neste mês de julho e todo o pescador ou turista deve estar atento ao que a legislação ambiental determina. “Deve ser respeitado o tamanho mínimo das espécies que são pescadas, o tipo de pescado que está sendo retirado do rio, respeitando os cinco quilos que é a cota máxima para transporte”.

A pesca e o transporte de pescado devem ter licença expedida pela Semarh ou pelo Ministério da Pesca. Luciano informa que para retirar a licença de pesca, basta acessar o site da Semarh, fazer o cadastro e informar se deseja licença mensal ou anual. O cidadão também pode cooperar com a Semarh ajudando na preservação do meio ambiente. Quem estiver no Araguaia e testemunhar qualquer ato irregular que agrida a fauna ou flora locais, é só entrar em contato direto com o Disque Denúncia Ambiental, pelo número 0800-6462112. Quem denunciar não precisa se identificar.

Programa Araguaia o Ano Inteiro
O trabalho da Semarh é intensificado nessa época por ser considerada alta temporada, mas vai continuar durante todo o ano através do Programa Araguaia o Ano Inteiro. Este programa faz parte de um dos pilares do Programa Nova Semarh. “Nosso objetivo é fazer com que não haja fiscalização somente na temporada de julho, mas é importante também um trabalho contínuo de conversa com os ribeirinhos, e que eles sejam fiscais do rio”. De acordo com o secretário Leonardo Vilela, o objetivo é que durante o ano todo a população receba informações sobre as práticas sustentáveis de proteção ao Araguaia.

Ele ainda enfatiza que as pessoas têm se conscientizado cada vez mais para preservar o meio ambiente.“Nos acampamentos estão bem mais conscientizados, em sua grande maioria estão dando uma destinação correta do lixo, não estão jogando resíduos no rio, estão respeitando as normas de pesca. É lógico que há muito o que melhorar, mas comparado há 10 ou 15 anos eu não tenho dúvida que houve uma evolução bastante significativa”, conclui.
Goiás Agora

Nenhum comentário: