A cidade de Goiás entrou oficialmente no clima do XIII Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) na tarde desta terça-feira, dia 14, com o lançamento do projeto Fica Limpo. Dezenas de agentes do projeto desceram até o Cine Teatro São Joaquim, onde realizaram a tradicional varredura na porta do local onde serão exibidos os filmes da mostra competitiva do Fica. Os agentes estavam acompanhados pelo bloco Arte do Bacalhau, grupo de percussão formado por crianças e jovens da cidade.
A largada para o Fica Limpo foi dada pela superintendente Executiva da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Goiás (Semarh), Jacqueline Vieira da Silva. Ela ressalta que o Fica Limpo completa onze anos, e que seu objetivo é, além de limpar a cidade, conscientizar a população local e os turistas quanto à destinação correta do lixo, e trazer à tona o debate sobre resíduos sólidos. “Não dá para fazer o Fica de deixar a cidade suja. Temos que pensar também no que o Fica deixa para a cidade de Goiás depois que ele termina”, explica.
Novidade
A novidade desta edição do Fica Limpo é a parceria com a Unipet, responsável pela separação do lixo e encaminhamento à reciclagem. Jacqueline prevê que 30% de todos os resíduos produzidos durante o festival tenham esta destinação. A Unipet tem usado os galpões da Semarh para fazer a separação do lixo. Há pontos de coleta seletiva espalhados por toda a cidade, e espera-se que cada cidadão faça sua parte, contribuindo para a destinação correta de seu lixo.
Ao todo, 80 moradores da cidade de Goiás foram contratados para fazer a limpeza da cidade, durante 24 horas, até domingo, dia 19, quando termina o festival. A Semarh é protagonista das ações ambientais no Fica, com o Vapt Vupt Verde e o Fórum de debates Ambientais, entre outras ações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário