Marcinha

Marcinha
CONSUMIR SEM CONSUMIR O MUNDO

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Semarh e Sebrae investem em

A Semarh marca presença no XIII Festival Internacional de Cinema Ambiental (Fica), na 8ª edição do Empório Sebrae, de 15 a 18 de junho, no Colégio Estadual Professor Alcide Jubé, na Cidade de Goiás (GO). Organizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae em Goiás), a parceria envolve a Agência Goiana de Cultura (Agepel), Universidade Federal de Goiás (UFG), TV UFG, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Secretaria da Fazenda (Sefaz), ICM BIO, Associação dos Artesãos de Goiás, Senac, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/Goiás), Programa Goiano de Artesanato (Secretaria de Indústria e Comércio), o tema desta edição é “Negócios sustentáveis”.

O espaço vai expor produtos e oferecer serviços dos parceiros como as novidades do Vapt Vupt Verde, com a participação conjunta do ICM Bio, Semarh e Sefaz e a participação conjunta das instituições de ensino superior, UFG, UEG e PUC/GO.

Outra novidade no 8º. Empório é a presença do Centro Sebrae de Sustentabilidade, lançado em abril passado, pelo Sebrae Nacional, na Chapada dos Guimarães, Cuiabá (MT), que tem a proposta de receber, propor e distribuir conhecimentos já existentes sobre sustentabilidade no universo das micro e pequenas empresas. Trata-se de uma iniciativa do Sistema Sebrae que dá o destaque à questão da preservação ambiental para disseminar a necessidade da sustentabilidade ambiental, social e econômica, além de ser um espaço que oferece oportunidades para o intercâmbio de experiências e a inserção de novos conceitos no ambiente das micro e pequenas empresas.

Conforme o secretário de Meio Ambiente de Goiás, Leonardo Vilela, A Semarh vai oferecer os serviços de licenciamento ambiental, outorga para uso de água e averbação de reserva legal, entre outros serviços e orientações. “A ideia é mostrar ao interessado tudo o que é necessário para que ele consiga sua licença, ou qualquer outro de nossos serviços, com maior rapidez e o mínimo de transtorno”, explica, lembrando que a demanda por esses procedimentos é sempre muito grande.

De acordo com o Diretor-superintendente do Sebrae Goiás, Manoel Xavier, “os serviços oferecidos no empório são focados no empreendedorismo cultural e nos negócios sustentáveis. Goiás e Brasil tem que atuar para incluir, com destaque, estes negócios na pauta de exportação. Música, teatro, cinema, dança, artes plásticas, entre outros, são manifestações que aglutinam pessoas, repassam conhecimento e fortalecem a cultura e a imagem do País.

A programação inclui 21 oficinas, quatro seminários, dois encontros, mostras fotográficas e a feira de economia criativa e sustentável todos os dias do evento. Serão oferecidas 62 horas de atividades gratuitas de capacitação ao público. Alguns dos temas: fotos, vídeos, imagens e efeitos especiais. Os encontros serão com os cineclubistas de Goiás e com os participantes da rede de economia da cultura de Goiás.

Um ano excepcional
A Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Goiás (Semarh) tem participação excepcional durante o XIII Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA). Entre as ações está o VAPT-VUPT VERDE, com a prestação dos serviços mais importantes oferecidos aos cidadãos.
O FÓRUM AMBIENTAL INFANTO JUVENIL será coordenado pela equipe de Educação Ambiental da Semarh, onde crianças e jovens vão poder apresentar e debater sugestões e projetos para um planeta sustentável, sob orientação de quem entende do assunto.
A Feira de Exposição de Produtos do Cerrado também está a cargo da Semarh, mostrando que, no Cerrado, nada se perde, tudo se transforma.
A Semarh vai coordenar o FÓRUM AMBIENTAL DO FICA - uma série de debates sobre os pontos mais importantes da temática ambiental. As atividades do Fórum começam na manhã da quarta-feira, 15, a partir das 9h, com a discussão Rio + 20: Avanços e Desafios. A mesa redonda vai contar com a participação de Benki Pinhanta Ashaninka e Marina Silva, no Convento do Rosário. Ainda na quarta-feira, haverá o lançamento dos Comitês das Bacias do Rio Vermelho e do Rio dos Bois durante a Mesa Redonda: Comitê de Bacia Hidrográfica: uma evolução da democracia participativa, com o Presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, e do Coordenador do Fórum Nacional de Comitê de Bacia, Lupércio Zirolo. No Teatro da Casa de Fundição, a partir das 14 horas.
Na quinta-feira, dia 16, a Semarh vai coordenar o debate sobre as Consequências Climáticas na Conservação do Patrimônio Histórico – Com Fabio Feldmann, Luiz Fernando de Almeida e Carlos Nobre, no Convento do Rosário, a partir das 9 horas. As atividades continuam na sexta-feira, dia 17, com a discussão acerca da História da cultura ambiental no Brasil, com José Augusto Pádua, Altair Sales Barbosa e Fernando Lana. Mais uma vez o debate será no Convento do Rosário, também às 9 horas. Os encontros se encerram somente no domingo, dia 19, com a presença de Fernando Gabeira para debater sobre o tema - Energia nuclear: Fukushima, Angra dos Reis e o Césio 137 em Goiás. Este grande encontro será no Teatro São Joaquim, às 10h30, com mediação de Leonardo Vilela.

Maiores informações: Breno Sarques (62) 8409-1281 - semarh.imprensa@gmail.com

Nenhum comentário: